Dicas importantes para sua primeira viagem internacional

0
284

A primeira viagem internacional é uma experiência que ficará gravada para sempre em sua memória, mas para que ela seja de fato agradável, é preciso planejar tudo com cuidado, desde as malas até os documentos. Neste artigo vamos te dar dicas importantes para você mandar bem na hora de voar.

Viajar é sempre bom, mas o fato de sair do país pela primeira vez gera várias emoções, desde alegria e ansiedade até dúvida sobre como será e um certo frio na barriga. As principais preocupações dos viajantes internacionais estreantes estão relacionadas desde questões burocráticas, como documentos, visto, passaporte até assuntos como roteiro, moeda e língua local.

Uma boa viagem é uma viagem planejada, então vamos as dicas para que você possa organizar sua primeira viagem internacional e não sofrer com contratempos.

Documentação

Tome um tempo antes da data de embarque para conferir todos os tipos de documentos que você precisará portar durante sua aventura. Alguns destinos Sul Americanos como Argentina, Chile e Peru não é necessário apresentar passaporte e nem visto, o seu RG em bom estado e o formulário de imigração já é o bastante.

Mas essa condição não se aplica para todas as nações, logo, é importante que você saiba quais são os documentos solicitados pelo país aos turistas para não correr o risco de ter que voltar para casa antes da hora.

Oficialmente, o documento exigido para entrar em qualquer país é o passaporte. Se você ainda não possui um, solicite pelo site da Polícia Federal.

Mas se já está com ele em mãos, preste atenção na data de validade, uma vez que muitos países pedem que ele tenha seis meses de validade a mais a partir da data de retorno, ou seja, se você viajar no mês de Janeiro, a data de vencimento do seu passaporte deve ser, no mínimo, após o mês de Julho do mesmo ano.

Já em outros casos, o país pode solicitar além do passaporte, o visto. Os principais destinos que impõe essa condição são os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália. No caso dos países da Europa não é necessário o visto para pessoas que ficarão até três meses.

Vacinação

Outro tema que é importante citar é a vacinação. A vacina contra a febre amarela é exigida por outros países, é indicado tomá-la 30 dias antes do embarque ou no máximo 10 dias antes.

Após ser vacinado, você receberá o certificado internacional de vacinação, que deverá ser apresentado ao entrar no país de destino, caso o governo exija.

Moeda

Não podemos deixar de citar um dos itens mais importantes da sua viagem, afinal, sem ela você pode enfrentar situações inesperadas. Estamos falando da moeda local, sua garantia de que conseguirá comprar suas coisas, se alimentar e arcar com todos os custos em seu destino.

É importante que você veja as opções de moedas aceitas no país para o qual está viajando, pesquise e acompanhe o valor dela para poder fazer um bom negócio. Busque definir seu orçamento com antecedência e ter uma quantia reserva em caso de emergências, pois viajar somente com o valor exato para gastar pode ser uma escolha arriscada.

Caso você possua um cartão de crédito ou débito internacional e queira utilizá-lo, não se esqueça de dar o Aviso de Viagem ao seu banco para que a função seja desbloqueada. Essa ação consiste em informar ao seu banco o período em que estará fora do país para que você não corra o risco de ter o cartão bloqueado por suspeita de fraude no meio de sua viagem.

Uma outra opção que também é ótima para quem não quer andar em terras desconhecidas com várias cédulas na mala e no bolso é o cartão pré-pago, com ele, você carrega o valor desejado e depois é só usar em sua viagem. Atente-se para o valor carregado e acompanhe sempre o que ainda resta disponível em seu cartão.

Evite trocar moedas em aeroportos, bancos e hotéis, uma vez que as taxas nesses estabelecimentos são mais altas. Caso precise, busque sempre por casas de câmbio no centro da cidade que oferecem taxas mais coerentes.

Hospedagem e Roteiros

Não é preciso dizer que ter um local para ficar é fundamental para sua viagem, por isso, saiba quais são os horários de check-in e check-out do local que escolheu para se hospedar, bem como a política interna, pagamento, convivência, refeições, etc.

Para que você aproveite ao máximo o tempo, busque opções de hospedagem que fiquem próximas ou que tenham fácil acesso ao transporte público que te leve aos pontos turísticos almejados e claro, que tenha um bom custo-benefício.

Defina quais locais você quer conhecer e trace um roteiro de acordo com a quantidade de dias que você passará na cidade, assim, você pode curtir melhor e sem perda de tempo.

É claro que a primeira viagem internacional é uma aventura e tanto, mas é preciso muito planejamento e organização para que tudo corra o mais próximo possível do esperado. Conhecer novas culturas, pessoas, lugares e respeitar todos eles é o que torna uma viagem inesquecível.

Agora que você já conhece todas as nossas dicas pra não deixar nada passar em branco durante sua primeira experiência internacional, é hora de pegar tudo e arrumar as malas. Boa viagem!

Gostou desse artigo? Diga-nos o que achou dele e compartilhe com seus amigos!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here