Águas Termais : Conheça a Cascate del mulino na Itália

0
429

Um lugar mágico e único pelas propriedades das suas águas termais. Verdadeiras piscinas de calcário, provenientes da cascata e natureza circundantes.

A lenda diz que as Termas de Saturnia foram formadas por raios lançados por Júpiter durante uma briga violenta entre as duas divindades mitológicas. Os raios lançados em direção a Saturno haviam se perdido e chegado a Terra causando as formações.


Saturnia é o nome de um pequeno vilarejo típico da Toscana, como outros tantos que existem nessa região da Itália. O lugar passaria longe dos radares turísticos se não fosse por uma atração singular e muito popular: as Cascate del Mulino – ou, em português, as Cachoeiras do Moinho. Ali, os visitantes podem tomar banho em águas termais ao ar livre durante o ano todo e, o melhor, totalmente de graça. As cachoeiras são uma série de pequenas quedas e formam piscinas naturais de diferentes tamanhos.

Depois da descida de água, o resultado são dezenas de poças que formam uma verdadeira lagoa azul de termas sulfúricas, ou piscinas naturais, que se espalham por entre degraus de calcário criados naturalmente no solo. Um verdadeiro spa natural de jacuzzis ao ar livre. E falta a melhor parte: o espaço está aberto ao público durante todo o ano.

As águas termais da Cascatelle di Saturnia são sulfurosas e muito ricas em propriedades benéficas, particularmente indicadas no tratamento de patologias dermatológicas, respiratórias e circulatórias.

Imaginem uma terma a céu aberto que jorra água a trinta e sete graus celsius independentes da época do ano. Agora acrescentem a isso banheiras de pedra formadas a milhares de anos pela deposição de calcário. Pensa que acabou? Nada. São oitocentos litros de água por segundo e uma água azul, azul, azul. As banheiras só não têm hidromassagem, mas nem precisa. Na cachoeira do moinho a água desce com tanta força que basta se posicionar em baixo dela para ser massageado.

Além do mais a água de nascente sulfurosa, é bem conhecida pelas suas propriedades terapêuticas, oferecendo relaxamento e bem-estar. Ao chegar nota-se um leve odor de enxofre. A principal cachoeira térmica á a cachoeira do moinho, localizada bem ao lado de um antigo moinho também conhecida como cachoeira de Gorello.

LOCALIZAÇÃO

Saturnia fica na Toscana a pouco mais de cinquenta quilômetros de Grosseto. Florença está a pouco menos de duzentos quilômetros ao norte, a mesma distância até Pisa. A Milão já são quase quinhentos quilômetros. E a cerca de vinte e cinco quilômetros está a bela Pitgliano.

COMO CHEGAR A TERMAS DE SATURNIA?

Saturnia fica no coração da Toscana, uma região iminentemente agrária e sem grandes cidades, portanto as opções de transporte até lá não são muitas. Veja abaixo a que melhor se encaixa em seu tipo de viagem.

DE AVIÃO

Definitivamente o avião não é o melhor meio de transporte para chegar as termas. Os aeroportos mais próximos são os de Roma (Fiumicino (FCO) e Ciampino  CIA) que se conectam com inúmeras cidades ao redor do mundo. São cerca de duas horas de carro de ambos aeroportos até as termas.

DE TREM

A malha ferroviária italiana é imensa e conecta todo país. Até o mais insignificante vilarejo pode ser alcançado em trem, mas Saturnia não. A estação de trem mais próxima fica em Albinia. Neste caso há necessidade de combinar a viagem de trem com ônibus.

DE ÔNIBUS

Uma vez em Albinia você deve pegar um ônibus ou melhor dizendo dois ônibus para chegar até as termas. O primeiro deles é o 41P que sai de Grosseto e passa em Albinia rumando para Manciano. Custa 4.50 euros por pessoa. Uma vez em Manciano pegue outro ônibus, o 17 P, para Saturnia que custa 2,60 euros.

ONDE FICAR 

Pousadas

Pitigliano (na rota do ônibus 41 P) pode ser um bom local. A hospedagem é simplesmente sensacional. Imaginem se hospedar em uma propriedade rural na Toscana. Vista incrível, quartos que mais parecem um apartamento de tão grandes e ainda equipados com cozinha. Sem falar na piscina. O único inconveniente é que fica na zona rural e o acesso tem que ser feito de carro. Se escolher este lugar aproveite para visitar Pitigliano.

Hotéis

Caso você prefira ficar em um hotel, recomendamos o Hotel Terme di Saturnia Natural Spa & Golf Resort a longa jornada subterrânea da água de Saturnia começa nas encostas do Monte Amiata, a apenas algumas dezenas de quilômetros da nascente termal do hotel.

A água flui por 40 anos ao longo de seu curso subterrâneo, filtrando lentamente através de micro rachaduras na rocha, para ressurgir na primavera da piscina termal que pode ser vista no Hotel Terme di Saturnia Natural Spa & Golf Resort de 5 estrelas.

Do resort, a água continua a fluir através do Terme adjacente, abastecendo as piscinas termais e depois flui por alguns quilômetros pelos prados de Saturnia antes de chegar às cachoeiras.

COMO COMPRAR SEUS EUROS

Opte pelas casas de câmbio autorizadas pelo Banco Central do Brasil e realize pesquisas em sites de cotação na internet, além disso confira também as taxas da P6cambio, que realiza venda de moedas para clientes e não clientes a preços excelentes de forma simples, fácil e muito seguro. E o melhor o delivery é grátis com seguro.

Viaje o mundo com a P6câmbio!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here